"Nas ondas grandes somos homens que brincam com Deus"
Lançou na semana passada, com Pedro Monteiro, uma nova versão do livro Ser Surfista, editado pela primeira vez em 2004. É um manual de iniciação e alta performance baseado no método que adotou em 2002. Em que consiste o Método 7?
O método propõe atingir altas performances através da aprendizagem de sete manobras específicas. Através delas, comprovadamente as fundamentais, pode atingir-se a alta performance do surf, de uma maneira sistemática e mais rápida. Esta última versão do livro vem preencher o vazio entre as linhas.
O que levou à sistematização destes passos?
Na Portugal Surf Academia constatámos a necessidade de sistematizar um método que, partindo da iniciação, permitisse atingir a alta performance. Esse método foi desenvolvido para os melhores alunos da Academia entre 2000 e 2004, com base na minha experiência como selecionador nacional (2002) e selecionador adjunto (2004).O Método 7 é reconhecido pela Federação Internacional de Surf, pela federação americana e pela portuguesa, e foi sendo refinado com os treinadores da Surf Academia ao longo dos anos.
Qual é a idade ideal para o início da prática de surf?
Não há idade ideal, o mais importante é a prática consistente e constante. Mas entre os 4-6 e os 10 anos é uma excelente idade.
Quanto custa ter um filho na vossa escola?
Temos várias modalidades, packs e mensalidades desde 25 a 100 euros. O nível de surf também afeta o preço final, dado ajudarmos os surfistas de competição com treinos menos dispendiosos.
Quais são os primeiros ensinamentos teóricos?
Um iniciado não deve nunca surfar sozinho. E tem de avaliar muito bem as condições do mar. Surfistas experientes chegam a estar 20 minutos a observar o mar. É importante obter a máxima informação. Depois, aprende-se fundamentos das pranchas e finalmente a teoria por detrás de um correto take off.
E práticos, já dentro de água?
Começa desde logo a treinar-se o domínio da remada, ou seja, a manutenção do equilíbrio e do controlo em cima da prancha. Depois aprende-se a virar a prancha a 180 graus de forma a apanhar uma onda e, por último, a executar o take em cima da prancha num só movimento. Mas se o iniciado não conseguir executar esse passo num só movimento não é o fim do mundo. O importante é que se divirta com uma "carreirinha", e a tentar tocar a prancha com os dois pés. Isso já é ser surfista. É surf de nível 1, mas é surf.